domingo, 26 de agosto de 2012

Consumismo feminino




Gente, o que é isso hein? Que consumismo é esse que entra na gente, toma conta de nosso corpo, mente, neurônios????? Céus!!!!! Pois é, mulheres têm muito mais desse impulso pelo consumismo do que os homens. Por que será?



Penso eu, na minha ignorância de arquiteta (pois não sou nenhuma doutora, pesquisadora, psiquiatra, nem nada disso...), que tem a ver com esses malditos hormônios.... Essa tal de progesterona e estrógeno só lascam a gente, né? Trazem as celulites, a retenção de líquidos, a maldita TPM, e ainda essa compulsão por compras!





Sabe a ironia? Fiz agora o meu TCC, cujo tema ironicamente chama-se: "A sustentabilidade e a revolução industrial: como o capitalismo influencia no consumo"! Resumidamente, relaciono o capitalismo com o excesso de consumismo, o que gera mais lixo, que faz a pessoa comprar por impulso, trocando algo que ainda poderia ser tranquilamente usado por outro quase igual. Ok, tenho uma teoria argumentada no meu TCC, mas daí a ter a cura pra esse consumismo na vida real......aí é outra coisa!


Fui hoje no Shopping com mamis, e já fui mal intencionada pensando em sapatos bapho que vi num catálogo de uma loja que recebi em casa (marketing maldito que me deixou babando por dias pela danada da sapatilha!). Enfim, fui nessa loja, e não tinha mais meu número, pois as mina pira com a coleção nova e acaba tudo rapidinho! Daí já vou lá feliz e pensando "melhor, assim não gasto". Ilusão minha.....passei por acaso por outra loja: vi uma bolsa na vitrine e enlouqueci! Isso!!! Essa é a palavra! Porque sim, o consumo nos enlouquece! Resultado do dia: uma bolsa (liiinda), uma sandália, um sutiã e um livro! Olha só! Tem cultura no meu consumo também! :) Porque nem só de roupa e sapato vivemos!


Mas voltando ao assunto, é muito comum essas compulsões femininas. Não que os meninos não as tenham, mas é bem mais raro. Mulheres sempre estão "precisando" de uma blusinha, sempre estão "sem" roupa pra sair, sempre "querem" aproveitar a promoção... Atire a primeira pedra aquela que nunca caiu em tentação e comprou algo em 584 vezes no cartão, mas só porque estava "precisando"! A racionalidade nos diz que não precisamos realmente, mas aí a maldita progesterona grita "COMPRA LOGO"!!!!





Outro dia uma amiga minha me disse que tinha ido ao shopping, e como não tinha ninguém pra dar um freio nela, ela enfiou o pé na jaca, ou melhor, tirou o cartão da carteira! Ai gente, acontece!.... Escutei outro dia uma frase muito sábia: "Pra que gastar com terapia? Usa esse dinheiro e faz umas comprinhas que tem o mesmo efeito". Sabe que faz sentido?! Comprar tem um efeito quase terapêutico...E se a pessoa não está devendo a alma, e tem controle e uma graninha disponível, ...por que não, né?

Mas a culpa não é nossa, somos apenas vítimas! A culpa é dela, da maldita PROGESTERONA!

Beijos!
*
*
*

Tá me chamando de goooooorda!?!?!

Minha foto

Sou uma arquiteta metida a programadora visual, fotógrafa e conselheira amorosa. Filha única, cresci sendo amiga de muitos meninos, que eram como meus irmãos. Isso me fez ver a mente masculina de uma forma um pouco diferente...